Caso de sucesso

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Aumento em 2x do market share com ativações de Retail Media

Saiba mais

+40%

de aumento das vendas

2X

mais market share durante o período de ativação

4.5pp

de aumento de market share total da marca

Caso de sucesso

Veja em detalhes como a Newtail ajudou a Yorgus a aumentar suas vendas e market share no supermercado Zona Sul.

Sobre

A Yorgus

A Yorgus é uma marca de iogurtes com 3x mais proteína do que o iogurte comum, 100% natural, livre de conservantes, corantes e adoçantes.

Desafio

Aumentar penetração de um novo produto

O desafio da Yorgus era aumentar a penetração do produto Yorgus Completo no supermercado Zona Sul, um produto lançado no fim de 2022 pela marca.

Para isso, foi preciso compreender o cenário da indústria e de seus concorrentes em diversas lojas do supermercado para poder propor ações de aumento de penetração e market share.

Como ajudamos

Informações de comportamento de consumo

Utilizando a plataforma da Newtail, a Yorgus teve diversas informações, como:

➡️ A categoria de iogurtes proteicos cresceu 42,3% no período de 12 meses na rede de supermercados, porém os produtos da marca não acompanharam esse crescimento e o market share estava abaixo da categoria e dos concorrentes.
➡️ A Yorgus teve um aumento de vendas no período, mas não teve ganho de market share.
➡️ Os canais digitais eram relevantes para a marca, porém os concorrentes estavam com melhor performance.
➡️ A marca estava com um dos preços mais altos da categoria e não fazia ações promocionais, o que diminuía as suas vendas e sua performance competitiva.
➡️ O produto da marca tinha uma ótima aceitação no mercado, com alta taxa de consumidores recorrentes (compravam o produto diversas vezes) e heavy users (compravam o produto mais de 6 vezes).
➡️ O consumidor de iogurtes proteicos era principalmente mulheres a partir de 35 anos  e que compravam de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana as vendas eram baixas.

Utilizando a plataforma da Newtail, a Yorgus teve diversas informações, como:

➡️ Possibilidade de aumentar as vendas em mais de R$190 mil por ano.
➡️ Era possível vender mais de R$55 mil por ano em 3 lojas estratégicas.
➡️ Se as ativações fossem realizadas,
a marca aumentaria pelo menos 1p.p do seu market share.

Estratégia

Ativações em lojas físicas e online

Com tantas informações valiosas em mãos, a Newtail sugeriu para a Yorgus que ela fizesse algumas ativações online e offline nas lojas do Zona Sul focando em 14 lojas físicas estratégicas e no e-commerce do Zona Sul.

Algumas das iniciativas adotadas foram:

Lojas físicas:
➡️ Redução de 15% no preço do Yorgus Completo; 
➡️ Fazer ativações exclusivamente de segunda a sexta-feira, excluindo finais de semana. 
➡️ Fazer degustação e exposição do produto em painel LED.

E-commerce:
➡️ Identificação que o e-commerce do Zona Sul era a 4ª loja com maior faturamento da Yorgus e a 6ª com a maior oportunidade de venda. 
➡️ Fazer ativações via banner de Yorgus no site e compra de palavras-chave estratégicas.

Omnichannel:
➡️ Envio de email com oferta especial via CRM para 24 mil consumidores-chave, que foram segmentados pela plataforma inteligente da Newtail. Eles poderiam comprar o produto online ou offline.

Resultado

Aumento em 2x do market share da marca

➡️ O produto da marca dobrou o market share durante o período de ativação. 
➡️ Aumento de 4.5pp de market share total da marca de janeiro até abril. 
➡️ As lojas ativadas venderam quase 40% a mais do que as que não tiveram ações. ➡️ ROI positivo e alta taxa de conversão na ação de CRM, resultando em compras realizadas nas lojas online e e-commerce. 
➡️ Banner no e-commerce fez as vendas online aumentarem em 8.3p.p de market share do produto.

“Sempre fizemos degustação e na maioria das vezes a gente não tinha acesso aos dados de sell-out, porque o varejista não mandava. Por isso, não tínhamos visibilidade de qual foi o resultado real da ação. Víamos um pico de sell-in, mas não sabíamos se as vendas tinham aumentado. Com a Newtail, a gente passa a ter esses resultados mensuráveis e um nível de detalhe muito grande, o que é muito valioso. Essas informações são essenciais para tomar uma decisão se vale o investimento em uma ativação ou não - seja nas lojas físicas ou no e-commerce. A gente ter esse nível de detalhe sobre o retorno da ativação é realmente transformador”.

Enrico Leta
Enrico Leta
Co-founder da Yorgus
UX Designer, Circooles

O que estão falando sobre esse case na imprensa

Saiba como o Zona Sul registrou aumento de 40% nas vendas de um novo produto.

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